O Minhocão do Pari !!
O mito do Minhocão, é uma das famosas lendas do Cuiabá, Mato Grosso, Brasil...
Existem varias versões sobre essa lenda de como é o tal minhocão...
Uns dizem que é é uma cobra enorme que pode sugar o sangue de uma pessoa ... outros contam que tem 12 metros de comprimento e 1,20 centímetros de largura. Sua cor é preto acinzentado. A sua cabeça é igual a de um cavalo, porém, sem orelhas. Possui até filhotes!
No rio Cuiabá acima, existe um lugar denominado Pari. A água naquele trecho do rio corre velozmente. Num dos poços daquela parte do rio, mora o célebre minhocão do Pari. É uma gigantesca serpente que reside no fundo de um poço. O pescador ou banhista incauto é atraído pelo minhocão e morre afogado. Vários canoeiros afirmam já terem visto essa terrível serpente. A sua história é horripilante. O minhocão não é propriamente um mito, mas, sim, um monstro. Ele apenas vira as canoas e persegue pescadores e banhistas.
___________________________________________________________
A mais famosa Lenda contada em Cuiabá, sobre a existência do Minhocão, é das mais conhecidas em todo Estado de Mato Grosso. O minhocão trata-se de um monstro que vive no poço do Rio Cuiabá, são várias histórias sobre o bicho que ataca barcos no período da noite, faz imenso barulho, agita as águas do rio e causa horrores aos pescadores.
No Rio Cuiabá é frequente os pescadores pantaneiros que vivem na localidade de Barão de Melgaço descreverem a saga do minhocão, como sendo um monstro que vive dentro do Rio Cuiabá e quando se sente incomodado pelos barulhos causados pelos pescadores, ou ate mesmo quando e jogado caco de vidro ou cabeça de porco no local onde mora, ele fica furioso e começa a cavar buraco no fundo do rio e com isso desmorona grande quantidade do barranco do rio, derruba as casas dos ribeirinhos, emborca a canoas dos pescadores e muitas vezes consegue mudar ate mesmo o percurso do rio.
Contam também que o bicho derrubava a barranca do rio para perseguir aquele que o enxergava. É uma minhoca enorme, monstruosa, que circula pelos rios e águas do Pantanal e da baixada cuiabana virando canoas, devorando pescadores, levantando grandes ondas e desmoronando barrancos dos rios.
Ele recebe esse nome devido ser um monstro parecido com uma minhoca que aparece quase sempre nas noites calmas de lua cheia nas margens do Rio Cuiabá, com isso, há sempre um grande movimento dos peixes no leito do rio. A lenda diz que não se pode reformar ou restaurar a igreja matriz da capital de Mato Grosso, pois o minhocão encontra-se preso pelos fios de cabelo de Nossa Senhora.
Ficou Curioso?
veja mais sobre a lenda nos links abaixo !!
http://www.jangadabrasil.org/revista/2012/03/15/mitos-matogrossenses/
http://esoterismo-kiber.blogs.sapo.pt
Video:
*A lenda do minhocão de Pari
http://www.youtube.com/watch?v=ONBLO0dY6d0