terça-feira, 19 de março de 2013

Cultura Mato-Grossense


O Minhocão do Pari  !!



O mito do Minhocão, é uma das famosas lendas do Cuiabá, Mato Grosso, Brasil...
Existem varias versões sobre essa lenda de como é o tal minhocão...

Uns dizem que é é uma cobra enorme que pode sugar o sangue de uma pessoa ... outros contam que tem 12 metros de comprimento e 1,20 centímetros de largura. Sua cor é preto acinzentado. A sua cabeça é igual a de um cavalo, porém, sem orelhas. Possui até filhotes!






No rio Cuiabá acima, existe um lugar denominado Pari. A água naquele trecho do rio corre velozmente. Num dos poços daquela parte do rio, mora o célebre minhocão do Pari. É uma gigantesca serpente que reside no fundo de um poço. O pescador ou banhista incauto é atraído pelo minhocão e morre afogado. Vários canoeiros afirmam já terem visto essa terrível serpente. A sua história é horripilante. O minhocão não é propriamente um mito, mas, sim, um monstro. Ele apenas vira as canoas e persegue pescadores e banhistas.

 ___________________________________________________________




A mais famosa Lenda contada em Cuiabá, sobre a existência do Minhocão, é das mais conhecidas em todo Estado de Mato Grosso. O minhocão trata-se de um monstro que vive no poço do Rio Cuiabá, são várias histórias sobre o bicho que ataca barcos no período da noite, faz imenso barulho, agita as águas do rio e causa horrores aos pescadores. 




No Rio Cuiabá é frequente os pescadores pantaneiros que vivem na localidade de Barão de Melgaço descreverem a saga do minhocão, como sendo um monstro que vive dentro do Rio Cuiabá e quando se sente incomodado pelos barulhos causados pelos pescadores, ou ate mesmo quando e jogado caco de vidro ou cabeça de porco no local onde mora, ele fica furioso e começa a cavar buraco no fundo do rio e com isso desmorona grande quantidade do barranco do rio, derruba as casas dos ribeirinhos, emborca a canoas dos pescadores e muitas vezes consegue mudar ate mesmo o percurso do rio. 



Contam também que o bicho derrubava a barranca do rio para perseguir aquele que o enxergava. É uma minhoca enorme, monstruosa, que circula pelos rios e águas do Pantanal e da baixada cuiabana virando canoas, devorando pescadores, levantando grandes ondas e desmoronando barrancos dos rios. 




Ele recebe esse nome devido ser um monstro parecido com uma minhoca que aparece quase sempre nas noites calmas de lua cheia nas margens do Rio Cuiabá, com isso, há sempre um grande movimento dos peixes no leito do rio. A lenda diz que não se pode reformar ou restaurar a igreja matriz da capital de Mato Grosso, pois o minhocão encontra-se preso pelos fios de cabelo de Nossa Senhora.







Ficou Curioso?

veja mais sobre a lenda nos links abaixo !!
http://www.jangadabrasil.org/revista/2012/03/15/mitos-matogrossenses/
http://esoterismo-kiber.blogs.sapo.pt




Video:
*A lenda do minhocão de Pari 
http://www.youtube.com/watch?v=ONBLO0dY6d0


terça-feira, 12 de março de 2013

Como Surgimos ??

Você sabia que Cuiabá já foi uma das maiores cidades do Brasil??

Parte do Centro Historico




Com a descoberta do ouro em abundancia a região que hoje conhecemos por Cuiabá viveu uma época de muita riqueza !! Passada a corrida do ouro Cuiabá hoje guarda em suas ruas do centro histórico boa parte dessa época de ouro !






Na cultura do povo cuiabano o que mais prevalece
Igreja do Rosário E capela São Benedito

 é a religiosidade herdada do povo africano.
Um exemplo disso é a igreja de São Benedito!!
Foi Construída por escravos e é a unica igreja 
barroca da cidade !











Arsenal de Guerra





A cidade ainda guarda reliqueas da época colonial como 
 Sesc Arsenal ou Arsenal de Guerra
Que foi construído para ser um estabelecimento militar 
para conserto e fabricação de armas !!


















Mas sem duvida oque o povo cuiabano trás
 como presença mais marcante 
da época colonial é a 
representação das misturas na culinária!!





Dicas de Passeio 

Centro Geodésico da America do sul.


Essa determinação geográfica se deve ao oficial do Exército Brasileiro, Cândido Mariano Rondon, o marechal Rondon, que em 1909, por meio de cálculos matemáticos, geográficos e astronômicos, confirmou que o Centro Geodésico da América do Sul estaria      situado na atual Praça Pascoal Moreira Cabral, no centro de Cuiabá.















# para maiores informações sobre atrativos históricos e
 culturais de Cuiabá visitem .